logo-cais-1-pr9xuybnmer160ra3x4foa5o070bzga9p6kqg4212i (1)


Capacitismo é um termo atual usado para descrever a discriminação ou a marginalização de pessoas com deficiências. O capacitismo inclui desde atitudes negativas para com a pessoa com deficiência, estereótipos até a manutenção de barreiras físicas e sociais que dificultam ou impedem que essas pessoas participem plenamente em sociedade.

O capacitismo perpetua uma situação de exclusão que pode ser manifestada através de atitudes ou ações, bem como falta de acesso à informação, educação, emprego, transporte, habitação e outros serviços. Como resultado desse preconceito, as pessoas com deficiência têm sua vida muito dificultada pela falta de acessibilidade aos bens e serviços, pela falta de representação em mídia e pela falta de oportunidades de educação e emprego e, assim, conviverem com efeitos duradouros e negativos na sua vida.

Refletir sobre o capacitismo e evitar tais atitudes gera uma importante transformação na vida em sociedade. Garantir que as pessoas com deficiência tenham as mesmas oportunidades e direitos que as pessoas sem deficiência representa uma evolução no modo de conviver em sociedade, isso inclui o direito à educação, emprego, transporte, habitação e outros serviços, bem como acesso à informação e comunicação.

É importante combater o capacitismo por meio da conscientização e da inclusão, para garantir que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades e sejam tratadas com respeito, igualdade e equidade. Para evitar atitudes capacitistas, de modo deliberado ou não, comece entendendo melhor as questões relativas às pessoas com deficiência: (sensoriais, intelectuais, mentais e ou físicas) e como ações de equiparação de oportunidades podem ajudar na redução das desigualdades produzidas ao longo da história.

Venha conhecer nossos cursos e desenvolva um novo olhar sobre as pessoas com deficiência!

logo cais

O CAIS-Centro de Atendimento e Inclusão Social é uma instituição sem fins econômicos que atua há mais de 50 anos, com sede no município de Contagem. Atende mensalmente a 500 pessoas com deficiência, nas áreas de saúde, educação e social. Contempla todas as faixas etárias; de bebes a adultos, e acompanha as famílias das pessoas atendidas.


JUNTE-SE A NOSSA CAUSA

Fique por dentro das novidades 
Cadastre-se e receba nossa newsletter


Instagram


Linkedin


Youtube

Fale conosco

Todas as fotografias utilizadas neste site são de pessoas atendidas pelo CAIS

×
×

Carrinho

IMPOSTO DE RENDA 2023

Você sabia que é possível destinar parte do seu imposto de renda para os projetos do CAIS?

Inscrições Abertas!

Participe da Próxima Turma.

Escolha uma área e a trilha ideal para você!

Para dúvidas ou informações entre em contato pelo telefone (31)  3393-1988.

Seja um Voluntário CAIS

Troco Solidário

Selo Social de Incentivo

Incentivo Fiscal - FIA

Sua empresa a um passo da inclusão.

Para dúvidas ou informações entre em contato pelo telefone (31)  3393-1988  / (31) 97178-0719 ou pelo e-mail: empresas.gestao@cais.org.br.

Encontre o seu lugar no mercado de trabalho

Profissionais de Contagem e região metropolitana de BH.

Para dúvidas ou informações entre em contato pelo telefone (31)  3393-1988.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que lhe responderemos o mais breve possível.