Atendemos mensalmente cerca de 500 pessoas com deficiência, nas áreas de saúde, educação e social.
Atendemos mensalmente cerca de 500 pessoas com deficiência, nas áreas de saúde, educação e social.
As pessoas com deficiência precisam ser assistidas de forma contínua e precocemente. Só assim elas podem vencer obstáculos decorrentes da falta de acessibilidade para sua condição física, sensorial, intelectual ou psicológica e seguir em frente de forma saudável e autônoma.
O CAIS dá suporte às pessoas com deficiência e suas famílias. Através de nossos programas oferecemos atendimentos de forma integral (corpo, mente e social) e integrada (saúde, educação, assistência social e trabalho) para que pessoas com deficiência possam alcançar melhor desenvolvimento e estarem presentes na sociedade de forma ativa e participativa.
Prestamos também apoio constante às famílias para que elas vislumbrem um futuro melhor de seus entes queridos incentivando-as continuamente para que sejam ativos na comunidade onde vivem, acreditando no potencial e nas oportunidades que virão a ter, nas escolas, universidades, empresas, movimentos sociais e coletivos, na vida.
E para que tudo isso faça sentido, trabalhamos com escolas, empresas e órgãos públicos para que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados e efetivados. Assim, e com o seu apoio, o CAIS continuará trabalhando para produzir uma mudança real no modo de pensar e se relacionar com a diversidade.
Atendemos mensalmente cerca de 500 pessoas com deficiência, nas áreas de saúde, educação e social. Nossos projetos contemplam todas as faixas etárias; de bebês a adultos, e acompanham as famílias das pessoas atendidas.
O Programa Acompanhamento de Bebês (AB) é um programa pioneiro que busca realizar o acompanhamento de bebês prematuros, de alto e médio risco, com alguma síndrome, sequelas neurológicas, ou patologias diagnosticadas que possam acarretar alguma deficiência, ou ainda com algum risco psicossocial. O acompanhamento é feito pela equipe clínica transdisciplinar composta por oito especialistas.
Estes Núcleos são voltados ao atendimento clínico especializado de crianças de zero a 6 anos e seu principal objetivo é realizar atendimentos especializados de acordo com a demanda de cada criança.
No NAPC, as crianças de 7 a 13 anos recebem atendimentos clínicos e educacionais especializados. Os atendimentos acontecem no contra turno da escola, tendo como prerrogativa a inclusão escolar.
Além do atendimento educacional especializado, as crianças participam de oficinas de artes plásticas, música e horticultura.
Neste núcleo o objetivo é desenvolver processos e metodologias junto a empresas parceiras visando promover nelas uma cultura inclusiva em todas as suas frentes e processos internos para a efetiva inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho.
Para esse trabalho, recrutamos e mantemos relacionamento com pessoas com deficiência interessadas em vagas e oportunidades de trabalho, realizamos encontros mensais com esses candidatos promovendo um processo de formação continuada para o desenvolvimento de sua autonomia e oferecendo suporte para que se tornem sujeito de sua própria história.
NAF é o Núcleo responsável pelo acolhimento e acompanhamento dos familiares das crianças, jovens e adultos atendidos na instituição. Seu objetivo maior é dar suporte e orientar as famílias em prol da inclusão e da defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
O núcleo oferece cursos, palestras e presta informações essenciais para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade em geral.
Por intermédio desse núcleo, a instituição realiza a formação continuada de sua equipe e ainda realiza pesquisas nas áreas onde atua, buscando sempre a promoção da autonomia e qualidade de vida para as pessoas com deficiência.
O NEPI atua também com profissionais de escolas e empresas, prestando consultoria e formação para o convívio com a diversidade, o respeito às singularidades e a valorização da inclusão.
Por intermédio desse núcleo, a instituição realiza a formação continuada de sua equipe e ainda realiza pesquisas nas áreas onde atua, buscando sempre a promoção da autonomia e qualidade de vida para as pessoas com deficiência.
O NEPI atua também com profissionais de escolas e empresas, prestando consultoria e formação para o convívio com a diversidade, o respeito às singularidades e a valorização da inclusão.
Há 50 anos contribuímos para a inclusão e o convívio com a diversidade a partir do atendimento especializado, promovendo um novo olhar sobre a deficiência.
O CAIS – Centro de Atendimento e Inclusão Social é uma instituição privada, da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua desde 1971 em Contagem no atendimento direto às pessoas com deficiência intelectual e/ou autismo, nas áreas de saúde, assistência social, educação e inclusão, principalmente na escola e no trabalho.
O CAIS está no Bairro Água Branca, Rua AJ, 171, em Contagem/MG.
Seu foco de trabalho são as pessoas com deficiência, principalmente intelectual e/ou autismo de todas as idades, mas o CAIS atende também bebês prematuros encaminhados pela Secretaria de Saúde Municipal, mesmo que não tenham alguma deficiência diagnosticada, e, na inclusão no trabalho, realiza ações para jovens e adultos de todos os tipos de deficiência.
Defendemos ser fundamental o acompanhamento de bebês prematuros por uma equipe multidisciplinar, para que se possa detectar os riscos psíquicos ao desenvolvimento e não apenas o desenvolvimento neuropsicomotor e aspectos comportamentais da criança, dando suporte à família neste período, esclarecendo, apoiando, facilitando vínculos e possibilitando pesquisas em prematuridade para garantir avanços nos tratamentos.
O CAIS atende pessoas com deficiência de todas as idades, de bebês até a idade adulta.
Para ser atendido no CAIS a pessoa com deficiência deve ser encaminhada pelos serviços públicos de Contagem, principalmente pelas Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Direitos Humanos e Cidadania.
Há um fluxo de encaminhamento que precisa ser obedecido.
Para os adultos com deficiência que procuram inclusão no trabalho basta o encaminhamento do currículo ou de seus dados pessoais para o e-mail: caroline.matos@cais.org.br, com o assunto: desejo ser incluído no mercado de trabalho.
Sim. Todo atendimento direto às pessoas com deficiência é gratuito.
Não. Na área educacional o CAIS é classificado como um Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE, que realiza o atendimento pedagógico especializado, para crianças com deficiência, no contraturno escolar.
O CAIS oferece atendimento na área clínica (fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, além de atendimentos médicos com neurologista), na área pedagógica oferece o Atendimento Educacional Especializado, bem como oficinas de música e artes, além do serviço de assistência social para a pessoa atendida e seus familiares.
Também realiza a inclusão laboral (no trabalho) de profissionais com deficiência, através da metodologia do emprego apoiado, que prevê o acompanhamento da inclusão desde a capacitação até o alcance da autonomia do profissional incluído.
Para empresas, o CAIS oferece a parceria para a Construção de uma cultura inclusiva que abrange várias ações, desde a sensibilização até o acompanhamento da inclusão de profissionais com deficiência na empresa.
Para profissionais o CAIS oferece formações na área da inclusão e atendimento às pessoas com deficiência.
Não. O CAIS é uma organização da sociedade civil, privada e sem fins econômicos.
Sim. O CAIS aceita doações de diversas formas, podendo ser financeiras, materiais ou de serviços voluntários. Para saber mais basta acessar o site da instituição: www.cais.org.br/doeagora, ou entrar em contato através do e-mail: graziele.beda@cais.org.br.
O CAIS trabalha com os jovens através de oficinas de preparação para o trabalho, chamadas de Grupo de Candidatos, com o objetivo de capacitá-los e qualificá-los para a inclusão no mercado de trabalho. Para participar dessas oficinas o jovem deve encaminhar seus dados para o e-mail: caroline.matos@cais.org.br com o assunto: Quero participar do Grupo de Candidatos.
Sim. O CAIS oferece várias formações na área de atendimento às pessoas com deficiência. Dentre elas há um curso de atualização nas áreas de saúde, educação e trabalho para profissionais que queiram aprimorar seu trabalho com a inclusão e atendimento às pessoas com deficiência. O curso chamado de Atualização no atendimento à DI e TEA
nas áreas da Educação, Saúde e Trabalho oferece uma jornada de aprendizagem que incluí uma parte teórica e outra prática, onde o participante vivencia o atendimento da instituição, participa de formações de equipe e elabora estudos de caso para ampliar sua expertise no atendimento às pessoas com deficiência. Para mais informações acesse: https://cais.org.br/trilhas/
Além disso, há um curso online na área de inclusão no trabalho que pode ser feito virtualmente. Para informações e aquisição do curso acesse: https://cais.org.br/curso-formacao-em-inclusao-em-pcd/
É importante realizar o cadastro no site da instituição: www.cais.org.br/emprego-apoiado, clicando no ícone Candidatos, ou encaminhar o currículo para o e-mail: caroline.matos@cais.org.br, colocando no assunto: Quero ser incluído no mercado de trabalho. A equipe do CAIS entrará em contato com você.
O CAIS-Centro de Atendimento e Inclusão Social é uma instituição sem fins econômicos que atua há mais de 50 anos, com sede no município de Contagem. Atende mensalmente a 500 pessoas com deficiência, nas áreas de saúde, educação e social. Contempla todas as faixas etárias; de bebes a adultos, e acompanha as famílias das pessoas atendidas.
Fale conosco
Preencha o formulário abaixo que lhe responderemos o mais breve possível.
Para dúvidas ou informações entre em contato pelo telefone (31) 3393-1988.
Para dúvidas ou informações entre em contato pelo telefone (31) 3393-1988 / (31) 97178-0719 ou pelo e-mail: empresas.gestao@cais.org.br.
Para dúvidas ou informações entre em contato pelo telefone (31) 3393-1988.