Curso online: Formação em inclusão PCD

Ilustração original: Daniel 2018

Os cursos do CAIS são voltados para gestores e profissionais que buscam construir ambientes e times mais inclusivos e plurais.

Por que fazer os cursos de Inclusão de PCD?

  • Ampliar o conhecimento sobre a Inclusão para a atuação profissional e o desenvolvimento pessoal;
  • Assegurar a inclusão de grupos minoritários e excluídos, a fim de equiparar oportunidades igualitárias;
  • Conscientizar-se da importância de implementar um programa inclusivo, que assegure um ambiente plural e acolhedor para todos;
  • Os cursos são desenvolvidos pensando em gerar mudanças práticas no seu ambiente de trabalho;
  • Aulas com especialistas na área de Inclusão de PCD;
    Acesso a materiais de referência sobre gestão inclusiva sempre atualizados.
curso_destaque

Conheça nosso curso

O que é o curso: Curso sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho que visa a formação continuada de profissionais, de todas as áreas, que atuam em funções gerenciais e na liderança de equipes.

O curso é constituído de 02 módulos, sendo 03 aulas em cada módulo, com carga horária total de 24 horas e com certificação garantida pelo Centro de Atendimento e Inclusão Social – CAIS.

O que você vai aprender:

  • Saber como desenvolver um programa de inclusão de pessoas com deficiência com foco numa gestão inclusiva;
  • Aprender sobre a Lei de Cotas (8.213/91) e inclusão profissional de pessoas com deficiência;
  • Aprender sobre a metodologia do emprego apoiado e como colocá-lo em prática em seu ambiente de trabalho.

Conteúdo do Curso de Formação de
Gestores para a Inclusão de PCD

Módulo 1: Por que inclusão?

Nessa aula você conhecerá sobre a história da relação da sociedade com as pessoas com deficiência. Entendendo as motivações e entendimentos em cada uma das fases dessa história, compreenderá como a relação das pessoas com a questão da deficiência foi prejudicial às pessoas com deficiência imputando-lhes prejuízos incalculáveis para a sua progressão na vida social.

Nesse módulo você irá conhecer os princípios que balizam a legislação atual sobre a pessoa com deficiência. Conhecendo esses princípios, será muito mais fácil entender a reserva de vagas para pessoas com deficiência na educação e no trabalho. Além disso, você terá oportunidade de pensar sobre como é necessário e urgente algumas medidas de compensação visando o resgate dessas pessoas pela longa exclusão que sofreram na sociedade.

Nessa aula o convite é para olharmos para dentro das empresas e dos processos de admissão praticados. Olhar para o conjunto de códigos que  regem a cultura de sua empresa e perguntar se há a busca por uma cultura inclusiva.

Modulo 2: Emprego apoiado

Nessa aula trazemos novas questões sobre os percusos e percalços enfretados pelas pessoas com deficiência durante sua vida profissional desde sua admissão até os entraves para seu cresicmento dentro do trabalho.

Nesse tópico vamos falar sobre a metodologia do Emprego Apoiado, apresentando conceitos importantes de como ela surgiu,  a que se objetiva e como ocorre na prática. Será abordado o papel do consultor em Emprego Apoiado junto a rede de apoio PCD, além dos desafios e benefícios do processo de inclusão à todas as partes envolvidas.

O conteúdo desse módulo é sobre a abordagem denominada Planejamento Centrado na Pessoa, uma ferramenta inovadora que muito auxilia ao que se relacionam com as pessoas com deficiência em seus diferentes papeís, exemplificando como se tornar um falcilitador do processo de inclusão na prática.

Conheça as profissionais responsáveis pelo curso

Ana Regina de Carvalho

Psicóloga com especialização em Educação Inclusiva e grande experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação especial, inclusão escolar, inclusão social e conselhos de defesa de direitos. No CAIS – Centro de Atendimento e Inclusão Social atua na coordenação de projetos e equipes para a inclusão no mundo do trabalho de Pessoas com Deficiência pela metodologia do Emprego Apoiado e na oferta de formação continuada para profissionais das diversas áreas, promovendo cursos, treinamentos, seminários e assessorias em áreas afins à atuação da instituição, bem como pesquisas e estudos científicos sobre elas.

Luciana Carvalho

Terapeuta Ocupacional com MBA em Gestão de Pessoas e formação complementar com ênfase no desenvolvimento infantil (Integração Sensorial e TEA), Reabilitação Neurológica e Ergonomia;. Experiência na Reabilitação biopsicossocial de adultos e crianças com limitações funcionais; atua na inclusão, reabilitação e Tecnologia Assistiva como consultora de pessoas com deficiência e de empresas através da metodologia do Emprego Apoiado. ​

Simone Guimarães

Psicóloga, psicanalista. Mestrado em Psicologia pela PUC-MG (2011), com grande experiência na clínica de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e autismo. Na área do trabalho, atua promovendo a autonomia de jovens e adultos para a sua inclusão no mercado de trabalho e na formação de gestores e líderes para a construção de uma cultura inclusiva nas empresas. ​

Cristina Abranches | Coordenadora

Psicanalista, doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP (2012), mestre em Ciências Sociais pela PUC-MG (2002), pós-doutoranda em psicologia pela faculdade de Psicologia da UFMG. Superintendente do Centro de Atendimento e Inclusão Social (CAIS) desde 1994. Atua na área clínica, no atendimento psicanalítico com ênfase no atendimento de mães e bebês. Atuação em supervisão clínica, organização e desenvolvimento de cursos e formação de profissionais nos seguintes temas: psicanálise, psicanálise e instituição, atendimento clínico especializado no atendimento de bebes; atuação institucional para a deficiência mental e autismo, atendimento educacional especializado, educação inclusiva, gestão inclusiva e análise organizacional. Atua também como consultora nas áreas de inclusão e gestão organizacional.​

Perguntas Frequentes

Você investirá apenas R$27,90 para ter acesso ao curso.

Voltado para gestores e profissionais que buscam construir ambientes e times mais inclusivos e plurais. 

Não há qualquer pré-requisito para participar, o curso é de acesso livre e gratuito para qualquer  interessado.

Você terá acesso ao curso por tempo ilimitado.

O CAIS-Centro de Atendimento e Inclusão Social é uma instituição sem fins econômicos que atua há mais de 50 anos, com sede no município de Contagem. Atende mensalmente a 500 pessoas com deficiência, nas áreas de saúde, educação e social. Contempla todas as faixas etárias; de bebes a adultos, e acompanha as famílias das pessoas atendidas.

Fique por dentro das novidades 
Cadastre-se e receba nossa newsletter

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que lhe responderemos o mais breve possível.

Seja um Voluntário CAIS

Troco Solidário

Selo Social de Incentivo

Incentivo Fiscal - FIA

Selo Campanha 2

Sua empresa a um passo da inclusão.

Para dúvidas ou informações entre em contato pelo telefone (31)  3393-1988  / (31) 97178-0719 ou pelo e-mail: empresas.gestao@cais.org.br.

Encontre o seu lugar no mercado de trabalho

Para dúvidas ou informações entre em contato pelo telefone (31)  3393-1988.