Quem Somos

Há mais de 50 anos contribuímos para a inclusão e o convívio com a diversidade a partir do atendimento especializado, promovendo um novo olhar sobre a deficiência.

As pessoas com deficiência precisam ser assistidas de forma contínua e precocemente. Só assim elas podem vencer obstáculos decorrentes da falta de acessibilidade para sua condição física, sensorial, intelectual ou psicológica e seguir em frente de forma saudável e autônoma.

O CAIS dá suporte às pessoas com deficiência e suas famílias. Através de nossos programas oferecemos atendimentos de forma integral (corpo, mente e social) e integrada (saúde, educação, assistência social e trabalho) para que pessoas com deficiência possam alcançar melhor desenvolvimento e estarem presentes na sociedade de forma ativa e participativa.

Prestamos também apoio constante às famílias para que elas vislumbrem um futuro melhor de seus entes queridos incentivando-as continuamente para que sejam ativos na comunidade onde vivem, acreditando no potencial e nas oportunidades que virão a ter, nas escolas, universidades, empresas, movimentos sociais e coletivos, na vida.

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho também é destaque entre as ações da nossa Instituição, assim como a formação para atendimento a pessoas com deficiência. Até hoje cerca de 450 pessoas já foram contratadas por empresas parceiras e mais de 50 mil profissionais de todo o país já foram capacitados.

E para que tudo isso faça sentido, trabalhamos com escolas, empresas e órgãos públicos para que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados e efetivados.
Assim, e com o seu apoio, o CAIS continuará trabalhando para produzir uma mudança real no modo de pensar e se relacionar com a diversidade.

Atendemos mensalmente cerca de 500 pessoas com deficiência, nas áreas de saúde, educação e social. Nossos projetos contemplam todas as faixas etárias; de bebês a adultos, e acompanham as famílias das pessoas atendidas.

Nosso propósito

Que todas as organizações (escolares e empresariais) se tornem inclusivas, toda PcD tenha acessibilidade onde desejar e necessitar frequentar.

Nossa missão

Contribuir para a inclusão e o convívio com a diversidade, promovendo a inovação no atendimento especializado e novo olhar sobre a deficiência.

Nossa visão

Ser referência internacional na inovação no atendimento especializado e inclusão​.

Nossos valores

Ética – modo de agir, norteado por princípios e valores.
Transparência – informar sobre as ações realizadas na instituição, agindo com integridade e demonstrando seus resultados.
Criatividade e Inovação –Capacidade de criar e inovar a cada dia, permitindo mudanças.
Cooperação – trabalho em equipe transdisciplinar) possibilitando a desierarquização do saber.
Autonomia e Responsabilidade -Busca de autogoverno em todas as relações que são estabelecidas no cumprimento da missão institucional.
Respeito – perceber o outro respeitando as diferenças e promovendo a inclusão, enxergando nessas diferenças a oportunidade de integração e evolução.
Comprometimento – envolvimento no trabalho buscando os objetivos definidos, compartilhando os resultados e fortalecendo as relações, construindo algo que fará a diferença.

DIRETORIA

Elza Kriemilda Abranches Batista (In memoriam)

Presidente Benemérita

CONSELHO SUPERIOR

Aluísio Bartolomeu Pêgo

Winder Almeida de Souza

Superintendente do CAIS

Cristina Abranches Mota Batista

CONSELHO DIRETIVO

Eliana Tameirão Pires

Diretora presidente

Geraldo Abranches Mota Batista

Diretor Vice-Presidente

Adriana Magalhães

Diretora Administrativa Financeira

CONSELHO FISCAL

Cristiane Prudencini

Geraldo Magela do Carmo Teixeira

Lenilda Aparecida Machado dos Santos

Conselheira Fiscal Suplente

Míria Aparecida Fernandes Tomé

CONSELHO CONSULTIVO

Claudio Gomes da Silva

Dulce Consuelo Santa Rosa Bravo

Inéria Almeida Scarpeli

Jeferson Rios Domingues

José Semionato Filho

Juliana da Silva Xavier Alves

Lara Salvador Geo

Patrícia Diniz de Deus

Diretora presidente:
Eliana Tameirão Pires
LinkedIn

Diretor Vice-Presidente:
Geraldo Abranches Mota Batista

Diretor Administrativo Financeiro:
Geraldo Abranches Mota Batista

Diretora de Captação de Recursos:
Adriana Magalhães

Diretora de Relações Institucionais:
Lara Salvador Geo

Conselho Fiscal – Titulares:
Geraldo Magela do Carmo Teixeira
Luiz Leonardo Maia Ferreira
Míria Aparecida Fernandes Tomé
Suplente: Rosângela Maria Batista

Conselho Consultivo:
Dov Rosenmann
Dulce Consuelo Santa Rosa Bravo
Inéria Almeida Scarpeli
Jeferson Rios Domingues
José Semionato Filho
Patrícia Diniz de Deus

PERGUNTAS FREQUENTES

O CAIS – Centro de Atendimento e Inclusão Social é uma instituição privada, da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua desde 1971 em Contagem no atendimento direto às pessoas com deficiência intelectual e/ou autismo, nas áreas de saúde, assistência social, educação e inclusão, principalmente na escola e no trabalho.

O CAIS está no Bairro Água Branca, Rua AJ, 171, em Contagem/MG.

Seu foco de trabalho são as pessoas com deficiência, principalmente intelectual e/ou autismo de todas as idades, mas o CAIS atende também bebês prematuros encaminhados pela Secretaria de Saúde Municipal, mesmo que não tenham alguma deficiência diagnosticada, e, na inclusão no trabalho, realiza ações para jovens e adultos de todos os tipos de deficiência.

Defendemos ser fundamental o acompanhamento de bebês prematuros por uma equipe multidisciplinar, para que se possa detectar os riscos psíquicos ao desenvolvimento e não apenas o desenvolvimento neuropsicomotor e aspectos comportamentais da criança, dando suporte à família neste período, esclarecendo, apoiando, facilitando vínculos e possibilitando pesquisas em prematuridade para garantir avanços nos tratamentos.

O CAIS atende pessoas com deficiência de todas as idades, de bebês até a idade adulta.

Para ser atendido no CAIS a pessoa com deficiência deve ser encaminhada pelos serviços públicos de Contagem, principalmente pelas Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Direitos Humanos e Cidadania.

Há um fluxo de encaminhamento que precisa ser obedecido.

Para os adultos com deficiência que procuram inclusão no trabalho basta o encaminhamento do currículo ou de seus dados pessoais para o e-mail: caroline.matos@cais.org.br, com o assunto: desejo ser incluído no mercado de trabalho.

Sim. Todo atendimento direto às pessoas com deficiência é gratuito.

Não. Na área educacional o CAIS é classificado como um Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE, que realiza o atendimento pedagógico especializado, para crianças com deficiência, no contraturno escolar. 

O CAIS oferece atendimento na área clínica (fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, além de atendimentos médicos com neurologista), na área pedagógica oferece o Atendimento Educacional Especializado, bem como oficinas de música e artes, além do serviço de assistência social para a pessoa atendida e seus familiares.

Também realiza a inclusão laboral (no trabalho) de profissionais com deficiência, através da metodologia do emprego apoiado, que prevê o acompanhamento da inclusão desde a capacitação até o alcance da autonomia do profissional incluído.

Para empresas, o CAIS oferece a parceria para a Construção de uma cultura inclusiva que abrange várias ações, desde a sensibilização até o acompanhamento da inclusão de profissionais com deficiência na empresa.

Para profissionais o CAIS oferece formações na área da inclusão e atendimento às pessoas com deficiência.

Não. O CAIS é uma organização da sociedade civil, privada e sem fins econômicos.

Sim. O CAIS aceita doações de diversas formas, podendo ser financeiras, materiais ou de serviços voluntários. Para saber mais basta acessar o site da instituição: www.cais.org.br/doeagora, ou entrar em contato através do e-mail: graziele.beda@cais.org.br.

O CAIS trabalha com os jovens através de oficinas de preparação para o trabalho, chamadas de Grupo de Candidatos, com o objetivo de capacitá-los e qualificá-los para a inclusão no mercado de trabalho. Para participar dessas oficinas o jovem deve encaminhar seus dados para o e-mail: caroline.matos@cais.org.br com o assunto: Quero participar do Grupo de Candidatos.

Sim. O CAIS oferece várias formações na área de atendimento às pessoas com deficiência. Dentre elas há um curso de atualização nas áreas de saúde, educação e trabalho para profissionais que queiram aprimorar seu trabalho com a inclusão e atendimento às pessoas com deficiência. O curso chamado de Atualização no atendimento à DI e TEA
nas áreas da Educação, Saúde e Trabalho oferece uma jornada de aprendizagem que incluí uma parte teórica e outra prática, onde o participante vivencia o atendimento da instituição, participa de formações de equipe e elabora estudos de caso para ampliar sua expertise no atendimento às pessoas com deficiência. Para mais informações acesse: https://cais.org.br/trilhas/

Além disso, há um curso online na área de inclusão no trabalho que pode ser feito virtualmente. Para informações e aquisição do curso acesse: https://cais.org.br/curso-formacao-em-inclusao-em-pcd/

É importante realizar o cadastro no site da instituição: www.cais.org.br/emprego-apoiado, clicando no ícone Candidatos, ou encaminhar o currículo para o e-mail: caroline.matos@cais.org.br, colocando no assunto: Quero ser incluído no mercado de trabalho. A equipe do CAIS entrará em contato com você.

O CAIS-Centro de Atendimento e Inclusão Social é uma instituição sem fins econômicos que atua há mais de 50 anos, com sede no município de Contagem. Atende mensalmente a 500 pessoas com deficiência, nas áreas de saúde, educação e social. Contempla todas as faixas etárias; de bebes a adultos, e acompanha as famílias das pessoas atendidas.

Fique por dentro das novidades 
Cadastre-se e receba nossa newsletter

Todas as fotografias utilizadas neste site são de pessoas atendidas pelo CAIS

IMPOSTO DE RENDA 2023

Você sabia que é possível destinar parte do seu imposto de renda para os projetos do CAIS?

Inscrições Abertas!

Participe da Próxima Turma.

Escolha uma área e a trilha ideal para você!

Para dúvidas ou informações entre em contato pelo telefone (31)  3393-1988.

Seja um Voluntário CAIS

Troco Solidário

Selo Social de Incentivo

Incentivo Fiscal - FIA

Sua empresa a um passo da inclusão.

Para dúvidas ou informações entre em contato pelo telefone (31)  3393-1988  / (31) 97178-0719 ou pelo e-mail: empresas.gestao@cais.org.br.

Encontre o seu lugar no mercado de trabalho

Profissionais de Contagem e região metropolitana de BH.

Para dúvidas ou informações entre em contato pelo telefone (31)  3393-1988.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que lhe responderemos o mais breve possível.