Nossa história

Ilustração original: Rúbia Meery

Sonho que transforma vidas

A história do CAIS começou em 1971 com Elza Kriemilda, discípula da educadora e psicóloga russa Helena Antipoff, pioneira na introdução da educação especial no Brasil. Na época Cristina Abranches, hoje superintendente da ONG, era apenas uma criança e já acompanhava o trabalho de sua mãe Elza no funcionamento da instituição

“Começamos atendendo 20 crianças, como APAE, por meio do convênio com a LBA, Legião Brasileira de Assistência, o que resultou na implementação do modelo de escola especial com profissionais especializados como psicólogo, assistente social e educadores”.

Cristina Abranches

A superintendente descobriu cedo que o caminho para o êxito vinha de um trabalho árduo, lento e incansável e assim se mantém até hoje na ONG. Inspirada pela trajetória de sua mãe, Cristina iniciou sua atuação na instituição em 1980, ainda como voluntária, com objetivo de secretariar sua mãe, se formou em psicologia no ano de 1988 e começou a atuar como psicóloga em 1990, trazendo sua experiência em organizações da França e Bélgica para a melhoria do atendimento às pessoas com deficiência. Em 1994 assumiu a superintendência onde buscou a profissionalização da gestão, contratando uma equipe especializada para as ações administrativas, de controle e gerenciamento.

O CAIS segue inovando ano a ano e se reinventando com a história, e a gente fazendo parte dela. Lutamos por uma sociedade inclusiva e que promova mudança.

50 anos sendo referência Nacional como
Centro de Atendimento e Inclusão Social.

A instituição teve início como uma APAE e atua no município de Contagem desde 1971. Em 2012, modificou sua denominação para CAIS e, desde então, busca diversificar seu atendimento e atuar de forma mais intensiva na prevenção e intervenção precoce, bem como, na busca pela inclusão e pela preservação dos direitos das pessoas com deficiência.

O CAIS teve seu trabalho em prol da inclusão escolar reconhecido pelo Ministério da Educação em 2005, quando o Órgão publicou sua experiência como parâmetro para o atendimento educacional especializado de todo o País. Desde 1997, o CAIS realiza um trabalho intenso a favor da inclusão profissional de pessoas com deficiência, atuando na formação dessas pessoas e no acompanhamento de sua inclusão nas empresas. Essa ação tem resultado em uma maior empregabilidade de jovens e adultos.

Na área clínica, o CAIS se destaca na prevenção e na intervenção precoce. Desde 2009, realiza o Programa Acompanhamento de Bebês (AB), cujo objetivo é atender bebês que tem alta da UTI Neonatal a fim de prevenir algumas patologias e intervir precocemente para alcançar melhores resultados no desenvolvimento de cada criança. Esse programa foi a base da construção do programa PIPA, em Minas Gerais, que institui o follow up para bebês de todo o Estado.

O atendimento clínico do CAIS tem como diferencial o trabalho transdisciplinar, que busca respeitar a singularidade, como preconiza a psicanálise, incentivando a criatividade e a autonomia de cada indivíduo atendido. Atua também de forma a dar suporte às famílias, entendendo que esta é a base de todo o trabalho.

O CAIS-Centro de Atendimento e Inclusão Social é uma instituição sem fins econômicos que atua há mais de 50 anos, com sede no município de Contagem. Atende mensalmente a 500 pessoas com deficiência, nas áreas de saúde, educação e social. Contempla todas as faixas etárias; de bebes a adultos, e acompanha as famílias das pessoas atendidas.

Fique por dentro das novidades 
Cadastre-se e receba nossa newsletter

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que lhe responderemos o mais breve possível.

Escolha uma área e a trilha ideal para você!

Para dúvidas ou informações entre em contato pelo telefone (31)  3393-1988.

Seja um Voluntário CAIS

Troco Solidário

Selo Social de Incentivo

Incentivo Fiscal - FIA

Selo Campanha 2

Sua empresa a um passo da inclusão.

Para dúvidas ou informações entre em contato pelo telefone (31)  3393-1988  / (31) 97178-0719 ou pelo e-mail: empresas.gestao@cais.org.br.

Encontre o seu lugar no mercado de trabalho

Para dúvidas ou informações entre em contato pelo telefone (31)  3393-1988.