Você sabia que é possível destinar parte do seu imposto de renda a projetos sociais?
Você pode colaborar com o trabalho do CAIS, fazendo sua doação através da renuncia fiscal do IR. A legislação garante a todo contribuinte pessoa física e às empresas tributadas pelo Lucro Real o direito de doarem parte do seu Imposto de Renda a pagar (até 6% para pessoas físicas e 1% para pessoas jurídicas) para projetos de instituições que trabalhem com crianças e adolescentes, que estejam devidamente registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e possuam o Certificado de Autorização de Captação Municipal ou Estadual.
As doações de Pessoas Físicas podem ser realizadas diretamente na declaração do Imposto de Renda no programa da Receita Federal até 30/05/2023 ou dentro do exercício fiscal até 30/12/2023 através de depósito do valor correspondente diretamente na conta do Fundo para Infância e Adolescência.
Para as doações diretamente na declaração o pagamento da DARF é o documento comprobatório da doação. No caso das doações dentro do ano fiscal é necessário entrar em contato com o Conselho Municipal, pelo telefone (31) 3390-5836, para solicitar seu recibo, ou solicitar ao CAIS para que possamos acompanhar essa emissão.
Em ambos os casos, para que sua destinação venha para o CAIS é necessário a emissão de uma carta de indicação do projeto de nossa instituição para recebimento do recurso.
É permitido DOAR até 3% do Imposto Declarado, o próprio Programa da Receita Federal calcula para você o valor correto. No momento Final do Preenchimento de sua Declaração IRPF, antes da Transmissão.
O seu Imposto Devido, se transforma em DOAÇÃO FINANCEIRA à Projetos Sociais da sua Cidade ou Estado. O valor é repassado para os projetos sociais. Para você garantir que seu imposto beneficie os projetos do CAIS é necessário enviar o comprovante de pagamento da DARF e a Carta de Indicação para o CAIS. Baixe o modelo da Carta de indicação.
O CAIS-Centro de Atendimento e Inclusão Social é uma instituição sem fins econômicos que atua há mais de 50 anos, com sede no município de Contagem. Atende mensalmente a 500 pessoas com deficiência, nas áreas de saúde, educação e social. Contempla todas as faixas etárias; de bebes a adultos, e acompanha as famílias das pessoas atendidas.