Nosso compromisso é difundir o acesso à informação e promover a transparência e o controle de nossos projetos e ações.
Por isso, divulgamos anualmente e voluntariamente nossos relatórios com dados sobre nossos resultados, gestão e parcerias.
Fique por dentro.
O CAIS – Centro de Atendimento e Inclusão Social é uma instituição privada, da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua desde 1971 em Contagem no atendimento direto às pessoas com deficiência intelectual e/ou autismo, nas áreas de saúde, assistência social, educação e inclusão, principalmente na escola e no trabalho.
O CAIS está no Bairro Água Branca, Rua AJ, 171, em Contagem/MG.
Seu foco de trabalho são as pessoas com deficiência, principalmente intelectual e/ou autismo de todas as idades, mas o CAIS atende também bebês prematuros encaminhados pela Secretaria de Saúde Municipal, mesmo que não tenham alguma deficiência diagnosticada, e, na inclusão no trabalho, realiza ações para jovens e adultos de todos os tipos de deficiência.
Defendemos ser fundamental o acompanhamento de bebês prematuros por uma equipe multidisciplinar, para que se possa detectar os riscos psíquicos ao desenvolvimento e não apenas o desenvolvimento neuropsicomotor e aspectos comportamentais da criança, dando suporte à família neste período, esclarecendo, apoiando, facilitando vínculos e possibilitando pesquisas em prematuridade para garantir avanços nos tratamentos.
O CAIS atende pessoas com deficiência de todas as idades, de bebês até a idade adulta.
Para ser atendido no CAIS a pessoa com deficiência deve ser encaminhada pelos serviços públicos de Contagem, principalmente pelas Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Direitos Humanos e Cidadania.
Há um fluxo de encaminhamento que precisa ser obedecido.
Para os adultos com deficiência que procuram inclusão no trabalho basta o encaminhamento do currículo ou de seus dados pessoais para o e-mail: caroline.matos@cais.org.br, com o assunto: desejo ser incluído no mercado de trabalho.
Sim. Todo atendimento direto às pessoas com deficiência é gratuito.
Não. Na área educacional o CAIS é classificado como um Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE, que realiza o atendimento pedagógico especializado, para crianças com deficiência, no contraturno escolar.
O CAIS oferece atendimento na área clínica (fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, além de atendimentos médicos com neurologista), na área pedagógica oferece o Atendimento Educacional Especializado, bem como oficinas de música e artes, além do serviço de assistência social para a pessoa atendida e seus familiares.
Também realiza a inclusão laboral (no trabalho) de profissionais com deficiência, através da metodologia do emprego apoiado, que prevê o acompanhamento da inclusão desde a capacitação até o alcance da autonomia do profissional incluído.
Para empresas, o CAIS oferece a parceria para a Construção de uma cultura inclusiva que abrange várias ações, desde a sensibilização até o acompanhamento da inclusão de profissionais com deficiência na empresa.
Para profissionais o CAIS oferece formações na área da inclusão e atendimento às pessoas com deficiência.
Não. O CAIS é uma organização da sociedade civil, privada e sem fins econômicos.
Sim. O CAIS aceita doações de diversas formas, podendo ser financeiras, materiais ou de serviços voluntários. Para saber mais basta acessar o site da instituição: www.cais.org.br/doeagora, ou entrar em contato através do e-mail: graziele.beda@cais.org.br.
O CAIS trabalha com os jovens através de oficinas de preparação para o trabalho, chamadas de Grupo de Candidatos, com o objetivo de capacitá-los e qualificá-los para a inclusão no mercado de trabalho. Para participar dessas oficinas o jovem deve encaminhar seus dados para o e-mail: caroline.matos@cais.org.br com o assunto: Quero participar do Grupo de Candidatos.
Sim. O CAIS oferece várias formações na área de atendimento às pessoas com deficiência. Dentre elas há um curso de atualização nas áreas de saúde, educação e trabalho para profissionais que queiram aprimorar seu trabalho com a inclusão e atendimento às pessoas com deficiência. O curso chamado de Atualização no atendimento à DI e TEA
nas áreas da Educação, Saúde e Trabalho oferece uma jornada de aprendizagem que incluí uma parte teórica e outra prática, onde o participante vivencia o atendimento da instituição, participa de formações de equipe e elabora estudos de caso para ampliar sua expertise no atendimento às pessoas com deficiência. Para mais informações acesse: https://cais.org.br/trilhas/
Além disso, há um curso online na área de inclusão no trabalho que pode ser feito virtualmente. Para informações e aquisição do curso acesse: https://cais.org.br/curso-formacao-em-inclusao-em-pcd/
É importante realizar o cadastro no site da instituição: www.cais.org.br/emprego-apoiado, clicando no ícone Candidatos, ou encaminhar o currículo para o e-mail: caroline.matos@cais.org.br, colocando no assunto: Quero ser incluído no mercado de trabalho. A equipe do CAIS entrará em contato com você.
O CAIS-Centro de Atendimento e Inclusão Social é uma instituição sem fins econômicos que atua há mais de 50 anos, com sede no município de Contagem. Atende mensalmente a 500 pessoas com deficiência, nas áreas de saúde, educação e social. Contempla todas as faixas etárias; de bebes a adultos, e acompanha as famílias das pessoas atendidas.
Fale conosco
Todas as fotografias utilizadas neste site são de pessoas atendidas pelo CAIS
Para dúvidas ou informações entre em contato pelo telefone (31) 3393-1988.
Para dúvidas ou informações entre em contato pelo telefone (31) 3393-1988 / (31) 97178-0719 ou pelo e-mail: empresas.gestao@cais.org.br.
Para dúvidas ou informações entre em contato pelo telefone (31) 3393-1988.
Preencha o formulário abaixo que lhe responderemos o mais breve possível.